• Assistir ás crianças e adolescentes de baixa renda, moradores de bairros periféricos, em situação de risco pessoal e social, garanthindo-lhes a satisfaçào de suas necessidades básicas de aprendizagem e assegurando-lhs os direitos estabelecidos pelo estatuto da Criança e do Adolescente.
• Incentivar crianças e adolescentes a reconhecer na educaçào o bem maior capaz de promover transformações na sua realidade atual.
• Empenhar para que toda as tividades do projeto tenham um impacto positivo sobre o ano escolar da cada criança e adolescente atendido.
• Trabalhar com as famílias, para que os pais desnvolvam atividades e comportamentos que fevoreçam o crescimento pessoal e escolar de seus filhos.
• Desenvolver campanhas de esclarecimento e combate ao uso de drogas.
• Garantir junto a Secretária Municipal de saúde atendimento medico e odontológico e implantaçào de serviços educacionais de orientaçào sexual e hábito de higiene ás crianças e adolescentes do projeto.
• Promover cursos, seminários, palestras e treinamentos para capacitaçào contínua do pessoal envlvido nas atividades do projeto.
• Desenvolver atividades culturais, artisticas, esportiva e professionalizantes, respeitando as idades, aptidões e vocaçòes das crianças e adolescentes
METODOLOGIA O principio que fundamenta as açoes do Projeto LA LUCE é garantir ás crianças e adolescentes o exercício pleno da cidadania, caracterizando pela exclusão de ações meramente assistencialistas e a manutenção com a família e com os elos sócio-culturais da comunidade.
A implantação deste Projeto de assistência integral e socila mais do que uma alternativa para manter crianças e jovens ocupados emlugar seguro e adequado, tem uma proposta educacional clara ecoesa, que se constiitui em atitudes e atividade que possibilitem a eles oportunidade de desenvolver valores, promovere a sociabilidade e a capacidade criativa, incentivando o desenvolvimento da autonomia e conduzindo-os a busca melhorar sua própria qualidade de vida.
Nessa perspectiva é de suma importância estabelecer uma concepção de trabalh em que educadores, educandos, famílias e comunidade sejam considerados fatores relevantes para que se estabeleça uma efetiva política publica de atendimento ás crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social.
O trabalho desenvolvido pelo projeto copreende atividades educacionais, assistenciais e professionalizantes de acordo com as habilidades natas d cada criança e adolescente, que assim se disribuem:
Atividades educacionais: • reforço escolar
• Educação ambiental Recreacão e cultura
• Aula de musica
• Dança Atividades de assistência integral Alimentação
* Acompanhamento psicológico
* Atendimento médico odontológico
* Orientação sexual e prevenção e combate ao uso de drogas e alcol Atividades professionaizantes Oficina de bordado
* Oficina de costura
* Oficina de crochê
* Oficina de tecelagem
* Oficina de pintura
* Oficina de bijuteria
* Oficinas diversas de artesanatos Atividades produtivas Casa de farinha
• Marcenaria
• Beneficiadora de café
• Apicoltura
• Horta comunitaria e mudas de frua ACOMPANHAMENTO / AVALIAÇÃO A realização de programas e ações que atendam ás crianças e adolescentes, qualquer que seja seu nível de abrangência deve ser uma intervenção que promova transformaçãoes em uma determinata realidad social, fugindo a mera ação assistencialista.
Portanto, para saber se os objetivos propostos incialmente estão atingindo os resultados esperados é necessario o acompanhamento das ações realizadas.
Assim, através de continua coleta de dados sobre o trabalho desenvolvido é possível obter informações e indicadores que possibilitam uma avaliação criteriosa das ações posta em pratica, contribuindo desta forma, para melhor compreensão critica da realidade onde o projeto intervem.
Para que a avaliação traga resultados favoráveis é importante que ela seja aplicada de forma participativa envolvendo as crianças e adolescentes, a familia, a escola e comundade, evitando, assim, uma visão unilateral do projeto e dando maio crebilidade ao trabalho executado.
Assim conduzida, a avaliação possibilita a reestruturação do planejamento administrativo redefinindo decisões, aperfeiçoando ações e corrigindo rumos.
O acompanhamento e avaliação de atividades desenvolvidas no projeto “LA LUCE” acontecerão de forma coletiva e sistemática, obedecendo a uma certa periodicidade com encontros semanais entre educadores ( professores e monitores de oficinas) com o núcleo técnico; encontros quinzenais internos envolvendo equipe técnica, educadores, administarção e pessoal de apoio, uma vez que todos são considerados educadores; encontros mensais entre o núcleo técnico, diretores e professores das escolas onde as crianças e adolescentes estão matriculados; encontros mensais com educadores, Núcleo Técnico e familías envolvida no Projeto.
Ao temino do ano letivo realizar-se uma avaliação mais ampla e abrangente do projeto, para verificar o alcance dos objetvos propostos e identificar as falhas
I commenti sono chiusi, ma riferimenti e pingbacks sono aperti.